Produtividade no trabalho: você ama ou odeia a segunda-feira?

Produtividade no trabalho: você ama ou odeia a segunda-feira?

Produtividade no trabalho

Muitas pessoas não estão satisfeitas com o seu nível de produtividade. Ficam ansiosas, se cobram e, não raro, acabam desenvolvendo altos níveis de stress. Para completar, passam o final de semana todo preocupadas e tensas com a proximidade da segunda-feira, e sobrevivem a semana inteira torcendo pela chegada do final de semana. 

Me conta uma coisa: você ama ou odeia quando chega a segunda-feira?

Você é do tipo de pessoa que sofre da Síndrome da Vinheta do Fantástico? Isso mesmo! Síndrome da Vinheta do Fantástico ou síndrome do domingo. Já ouviu falar?

A Síndrome do Fantástico (ou síndrome do domingo) ocorre quando a pessoa fica tensa, triste, inquieta ou ansiosa com a chegada do final do domingo, e recebe este nome justamente porque, quando toca a vinheta do telejornal, é que lembramos que a chegada de uma nova semana se aproxima. Alguém aí se identificou? Espero, sinceramente, que não!

Ainda para exemplificar este fenômeno, fala-se, também, que quem sofre desta síndrome, costuma viver na modalidade 5 por 2. São 5 dias infelizes para 2 dias de felicidade e satisfação (às vezes, são 6 por 1)…

Não é que você precise, necessariamente, amar a segunda-feira, mas, se ela está sendo um problema na sua vida, existe algo de errado.

Isto porque, é de segunda à sexta-feira que a maior parte das pessoas usam para produzir e realizar os seus sonhos.

Por isso, se você é o tipo de pessoa que sofre da síndrome da vinheta do fantástico, a proposta deste artigo é ajudar você a ressignificar a sua segunda-feira e a forma como você se relaciona com o seu trabalho. #Bora?!

Repense sua rotina de trabalho

Produtividade no trabalho: repense sua rotina

Normalmente, as pessoas que não gostam da segunda-feira estão com algum problema e acabam colocando a culpa no trabalho, nos colegas, nos clientes e no chefe (às vezes, o chefe é mesmo um problema, hehehe, mas sempre dá para melhorar).

Comece sua transformação pela forma com que você produz no seu dia a dia na empresa.

Eu conheci uma pessoa que achava que detestava o seu trabalho, mas, na verdade, ela detestava era o ambiente no qual estava inserida. Não havia propósito no que esta pessoa fazia. A solução? Mudou de emprego e descobriu que amava sua profissão, só estava no lugar errado (errado para ela),  no qual não havia espaço para co-criar.

Lamentavelmente, às vezes, você pode acabar sofrendo por estar inserido em um cenário externo caótico. Mesmo assim, cabe a você, e a mais ninguém, tomar a decisão de mudar, não se conformar e não se acomodar no quentinho do desconforto no qual se encontra.

Até no desconforto existe um lugar confortável para se acomodar…

Claro que mudar é difícil, exige coragem e implica em riscos. Eu sei disso!

Mas, das duas uma: ou mude e assuma os riscos desta mudança, ou pare de reclamar. Só não aceite viver com medo da chegada de uma nova semana, pois ela é uma benção!

O presente é o único tempo no espaço que de fato temos. “O passado é história, o futuro é mistério, o agora é uma dádiva e por isso se chama presente” (Mestre Shifu: Kung-Fu-Panda)

Tenha gratidão

O primeiro passo para ser mais produtivo no trabalho e encarar bem o início de uma nova semana, é ser grato. Tenha sempre em mente que uma semana que se inicia é sempre uma oportunidade de aprender e se tornar uma pessoa e um profissional melhor. Não desperdice esta oportunidade!!

Outro ponto importante a se observar é como você está organizando suas tarefas semanais. Muitas vezes, nos sentimos pressionados pelas atividades que temos que realizar, achamos que é muita coisa e, sem saber por onde começar, a tendência é nos perdemos em meio ao caos e não conseguirmos fazer nada.

Acredite. O caos é um agente paralisante. Paralisa mente, corpo e espírito. Portanto, livre-se do caos que está sob o seu controle.

Aprenda a se auto-gerenciar

Para aliviar a ansiedade do domingo, desenvolva o hábito de se auto-gerenciar e organizar. Comece pela consciência de uma auto-responsabilidade. Pare de terceirizar as suas responsabilidades e de culpar os outros pelos seus insucessos (não gosto da palavra fracasso, por isso prefiro chamar de insucesso).

Crie uma lista das tarefas que você precisa executar ao longo da semana. Comece da mais importante para a menos importante. Se você começar o dia sabendo o que precisa realizar no seu trabalho, com certeza as coisas não parecerão tão caóticas.

Trabalhe para cumprir primeiro a tarefa mais importante da sua lista. Isso lhe trará um sentimento de realização e alívio.

Não deixe as tarefas se tornarem urgentes, pois urgência normalmente é sinal de falta de planejamento.

Uma coisa que acontece muito é uma tarefa que um dia foi importante se tornar urgente, devido a falta de organização e foco. Por isso, se você fizer um planejamento da sua semana com antecedência, vai conseguir realizar as tarefas importantes e evitar que elas se transformem em urgências.

Registre suas conquistas

Registre suas tarefas no Agidesk
Registre suas tarefas no Agidesk

Registre as atividades realizadas e risque-as da lista. 
Ver que você conseguiu diminuir seu checklist de afazeres é uma forma fácil e simples de evitar o acúmulo de atividades e o stress que uma lista de tarefas pode gerar.

Se você é Gestor, converse com sua equipe, peça a colaboração deles para que juntos possam construir uma rotina de trabalho mais produtiva e organizada. O sentimento de participação e pertencimento gera engajamento. Então, pedir ajuda com a contribuição de ideias não é sinal de fraqueza. Bem pelo contrário, é sinal de liderança.

Quer uma forma simples, ágil e divertida de organizar sua rotina de trabalho? Conheça o Agidesk

Forneça as ferramentas de trabalho adequadas para que todos possam gerenciar suas atividades de maneira organizada, priorizando aquilo que é mais importante para a realização do trabalho.

E, por fim, crie uma fotografia mental daquilo que você deseja para sua semana. Nosso subconsciente é um universo inexplorável de onde emana todo o poder para transformar nossas vidas. Creia nisso!

Tome as rédeas da sua vida. Torne-se o autor e ator no teatro da sua existência.

Não separe trabalho e vida pessoal, pois são apenas duas faces de uma mesma moeda. Para você estar bem no trabalho, precisa estar bem na vida pessoal e vice-versa.

Tenho certeza absoluta de que, se você adotar esses hábitos, a segunda-feira nunca mais será um problema. Do contrário, não importa aonde esteja, o problema irá lhe perseguir, até que você perceba que é a chave para a mudança.

Gostou deste artigo?! Então fica ligado que vem muita coisa boa por aí.

Deixe seu feedback, diga que tipo de assunto mais quer ver aqui no Blog 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *