Descubra Como Aumentar a Satisfação dos Seus Clientes

Descubra Como Aumentar a Satisfação dos Seus Clientes

É preciso testar várias ações em conjunto e ver o que melhor se adapta ao seu público

Em um mercado tão exigente e competitivo, garantir a satisfação dos seus clientes é, além de um desafio diário, fator fundamental para a continuidade do seu negócio.

E para atingir esse objetivo, não basta fazer a entrega do produto ou serviço, pois seu cliente espera muito mais de você. Seu cliente deseja uma experiência incrível. Mas afinal, o que é preciso fazer para aumentar os níveis de satisfação dos seus clientes e garantir essa experiência?

Na realidade, não existe uma ciência exata, uma receita de bolo, um plano infalível que vá garantir a satisfação dos seus clientes e, por consequência, a continuidade do seu negócio. É preciso testar várias ações em conjunto e ver o que melhor se adapta ao seu público, ver o discurso que se encaixa melhor para cada cliente. 

Mas, apesar de não existir uma fórmula mágica, existem coisas que são essenciais. Diríamos que é o básico e que sempre deve ser feito. Mesmo assim, por mais que pareça óbvio, muitas empresas não fazem, e é aí que fica fácil para você se destacar na hora de aumentar a satisfação dos seus clientes.

Bora lá?!

Você precisa fazer uma entrega de qualidade, dentro do prazo, a um preço justo. E mais: sua comunicação com o cliente no pós-venda deve ser tão boa (ou melhor) do que aquela feita na fase de negociação. Tudo isso pode ser feito de forma prática e inteligente, com um sistema de atendimento e controle de tarefas para melhorar a sua gestão.

Nesse artigo, vamos te mostrar algumas formas de garantir a satisfação e fidelizar o seu cliente.

1 – Gestão de atendimento e controle de tarefas

Não existe satisfação sem gestão do atendimento e controle de tarefas. Sua equipe de vendas pode ter feito um grande trabalho ao apresentar seus produtos e serviços, ter conseguido chamar atenção do seu cliente, ter encantado. Mas o seu trabalho para manter um bom relacionamento com o o cliente está apenas começando.

É como a velha historinha sobre namorados: não adianta você ser um príncipe nos primeiros encontros, se depois de conquistar a pessoa desejada (neste caso, o cliente), você se transformar em um sapo. Você precisa manter a mesma qualidade durante todo o relacionamento.

Muitas empresas pecam nesse quesito. Depois de conquistar o cliente e fazer a primeira venda, decaem justamente no atendimento. Que erro grave!

Manter o controle do atendimento ao cliente é fundamental para garantir a qualidade dos serviços entregues e, até, gerar novas vendas.

Gerenciar os atendimentos prestados aos seus clientes vai possibilitar o controle sobre como o processo está sendo executado. Irá permitir que você seja proativo ao identificar possíveis problemas, além de reduzir os seus custos por erros e falhas. E mais: vai demonstrar aos seus clientes que você os conhece e sabe das suas necessidades.

Você não quer esquecer a data do primeiro aniversário de namoro, certo?

Então gerenciar é preciso! Contrate uma ferramenta para controle de tarefas e atendimento e antecipe-se. Não seja um fornecedor reativo, pois a concorrência é grande e, com absoluta certeza, seus concorrentes adorariam conquistar os seus clientes. Fique atento!

Quer conhecer uma maneira incrível de se relacionar com seus clientes? Então teste grátis o Agidesk! Sistema de atendimento com plano único e todos os recursos liberados.

2 – Padronize seu processo de atendimento

Sua equipe deve conhecer o processo de “cabo a rabo”.

Já falamos que, para garantir a satisfação e fidelizar os seus clientes, você precisa ter a gestão completa da comunicação com seus consumidores e que, para tanto, é fundamental que você tenha o seu processo de atendimento bem definido e padronizado.

Uma ferramenta de atendimento, como o próprio nome diz, é apenas uma ferramenta, um meio para se chegar a algum lugar. Para alcançar os resultados esperados com essa ferramenta, você precisa ter o seu processo bem desenhado. É ele que vai orientar a sua equipe no caminho da melhor entrega e, consequentemente, da satisfação dos seus clientes.

Imagine que desconfortável quando você liga para uma empresa e percebe que a pessoa do outro lado da linha não sabe como proceder para atender a sua necessidade. Ou ainda: ela até passa uma orientação, mas que é totalmente diferente da orientação que você recebeu da última vez que teve o mesmo problema. 

Esse tipo de atitude cria uma má impressão sobre sua empresa. Portanto, para não passar por isso, é imprescindível que sua empresa tenha um processo de atendimento padronizado e que todos da sua equipe conheçam esse processo de cabo a rabo.

3 – Não deixe o seu cliente esperando

Atender dentro do prazo é sinal de respeito com o seu cliente

Não há nada mais chato do que ter que ficar esperando. Você conhece aquela máxima de que “tempo é dinheiro”? Pois bem, seu cliente não pode ficar esperando. Você precisa atendê-lo rápido e dentro do prazo acordado.

Para isso, o Agidesk é a ferramenta que pode lhe ajudar a manter seus prazos em ordem. Com o super controle de prazos de atendimento, você vai poder definir os Acordos de Nível de Serviço (ANS) ou Service Level Agreements (SLA), e garantir que todos os atendimentos e tarefas sejam cumpridos no prazo.

Você pode definir com o seu cliente qual o prazo de atendimento e configurar tudo, de forma simples e fácil, para ser controlado automaticamente pelo Agidesk. Você nunca mais vai perder um prazo.

Atender dentro do prazo é sinal de respeito com o seu cliente, e é o mínimo que ele espera. Aproveite que grande parte da concorrência não faz isso bem feito e use isso a seu favor.

4 – Pesquisa de satisfação

Desenvolva a cultura de avaliar cada atendimento prestado

A forma mais fácil e rápida de saber se o seu cliente está satisfeito é medindo. Para isso, você pode desenvolver a cultura de avaliar cada atendimento prestado. Não espere até a próxima reunião para saber se seu cliente está satisfeito. Colha o feedback em tempo real.

No Agidesk, é possível enviar uma pesquisa de satisfação ao final de cada atendimento, e saber qual o grau de satisfação do seu cliente com o atendimento prestado.

Assim, você pode se antecipar e criar planos de ação, caso seu cliente esteja insatisfeito. 

Não é anormal receber um feedback negativo sobre um atendimento. O ruim é se você não colher esse feedback e não tratar essa insatisfação. Isso pode levar ao rompimento total do relacionamento e ao fim do contrato com o seu cliente.

Renove diariamente a confiança do seu cliente na sua empresa. Renove os votos e mantenha a chama acesa sempre!

5 – Avalie os resultados

Avalie os resultados do seu time, acompanhe o progresso das suas equipes e faça tudo isso de uma forma divertida, gerando engajamento.

Avalie os resultados do seu time e acompanhe o progresso das suas equipes

Após fechar um excelente contrato com o seu cliente, não basta gerenciar os atendimentos, definir os processos e medir a satisfação do cliente. Para esse combo ficar completo mesmo, você precisa, ainda, gerenciar os resultados, os indicadores de desempenho do seu time.

E para ajudar a fazer esse controle em tempo real, e sem burocracias, o Agidesk disponibiliza um board completo, apenas com aquilo que é realmente importante para fechar a sua gestão e fidelização de clientes com chave de ouro.

Avalie os resultados do seu time, acompanhe o progresso das suas equipes e faça tudo isso de uma forma divertida, gerando engajamento e garantindo não apenas a satisfação dos seus clientes e a saúde do seu negócio.

Defina metas mensuráveis e atingíveis. Monitore periodicamente e atue de forma rápida, sempre que identificar que uma métrica não está sendo atingida. Mude a abordagem, crie planos de contorno e envolva suas equipes. Várias cabeças pensam mais do que apenas uma, e você pode receber insights incríveis do seu time.

Considerações finais

Viu só? Não é preciso reinventar a roda para garantir a satisfação dos seus clientes. São atitudes simples, orientadas ao atendimento do seu público-alvo, que irão garantir a fidelização dos seus consumidores e gerar crescimento para o seu negócio.

Mas não esqueça: por mais simples e básicas que essas dicas possam parecer, a maioria das empresas não seguem esses passos, o que prejudica a relação com seus clientes e parceiros. 

Você mesmo pode avaliar o nível de importância que sua empresa dá para o sucesso do cliente, analisando quais desses passos você está seguindo de forma efetiva na organização. 

Está gerenciando os atendimentos e tarefas?
Já padronizou os processos de atendimento da sua empresa e comunicou tudo para suas equipes?
Você controla os prazos de atendimento dos seus clientes?
Qual foi a última vez que mediu os níveis de satisfação dos seus clientes, e como gerencia suas métricas de atendimento? 

Se não estiver dando a devida atenção para qualquer destes itens “básicos”, que soe o sinal de alerta. Você pode estar abrindo espaço para os seus concorrentes…

One Reply to “Descubra Como Aumentar a Satisfação dos Seus Clientes”

  1. Eu acredito que o pós-vendas representa 50% do processo de satisfação do cliente. Por exemplo: Se eu vi uma propaganda de um produto (marketing), me interessei, fui até a loja (vendas) fui bem atendida, gostei e comprei o produto, mas, cheguei em casa e vi que estava com um defeito, aí voltei a loja (pós-vendas) e outro ou o mesmo vendedor me atendeu, mas já não foi tão solicito, já quis me despachar rápido, porque talvez ele já não me veja mais como “oportunidade de vendas” e está muito enganado, aí o vendedor já me perde, mas dependendo, do quanto fui mal atendida, não quiseram trocar, o vendedor ou caixa foi grosso comigo, aí já era, aí eu tento não comprar mais nem do vendedor, nem da empresa, que contrata maus profissionais e que mantém, por isso é tão importante o processo de medir a “satisfação do cliente” pois aí o cliente pode relatar a experiência e a empresa identificar maus profissionais, se o erro de tal funcionário é recorrente, pois também ocorre de pessoas mal amadas quererem coisas descabidas e ficarem insatisfeitas por nada, aí cabe essa avaliação para poder chamar a atenção do funcionário ou mesmo desligá-lo, pois os clientes são a prioridade da empresa.
    E a experiência do pós-vendas conquista tanto quanto a de vendas, pois, outro exemplo, entrei numa loja comprei um produto, deu problema, voltei na loja para consertar e fui super bem atendida, o que antes pra mim era só mais uma loja vendendo um produto, começa a ser uma loja que me cativou e que vou retornar a comprar ali sempre que for oportuno, pois sei que serei bem atendida e que se eu tiver um problema, o mesmo será bem resolvido e satisfação total! Rs Rs…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *